Publicado em 17 de outubro de 2014 às 11:58

Operações no novo Viracopos são inciadas com voos da Azul

Na madrugada da ultima quinta-feira (16), inciaram-se as operações na nova área do Aeroporto de Viracopos. Por enquanto foram transferidos para o terminal cinco voos diários da Azul Linhas Aéreas.

São quatro voos de partida, com destino ao Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Florianópolis (SC) e Vitória (ES), e um de chegada, que vem de Cuiabá (MT). Todos eles terão frequência de duas vezes por semana, operando às segundas e sábados.

Segundo Elisabete Antunes, diretora da Aeroportos Azul, “O grande fluxo de clientes e o acréscimo de voos da Azul em Campinas foram fatores determinantes para as obras de ampliação do terminal de Viracopos. Por ter uma capacidade operacional maior, o novo aeroporto oferecerá as condições ideais para o pleno desenvolvimento de nossas operações”.

A partir do dia 1 de dezembro, o píer A do Novo Viracopos, onde estão ocorrendo os embarques já citados, começará a receber 38 voos internacionais por semana. Entre as companhias que operarão no terminal estão a Azul, a American Airlines e a Copa. Com isso, as viagens nacionais passarão para o píer C, que será voltado para voos domésticos.

A ampliação ainda não está completa, mas já representa um grande aumento no fluxo de passageiros no aeroporto. Com oito pontes de embarque, nesse início de operação
Viracopos já terá capacidade para movimentar 1550 passageiros domésticos hora/pico. Analisando este valor, é possível afirmar que receberão 14 milhões de passageiros/ano, quantidade 40% maior que os 10 milhões que o atual terminal deve movimentar em 2014. Quando estiverem prontos também os píers B e C, serão 28 pontes de embarque e mais sete posições remotas de aeronave, de modo que poderão receber 25 milhões de passageiros/ano. Até o final de 2015 todos os voos serão transferidos do atual Terminal 0 para o novo Terminal 1, de modo que o primeiro será desativado.

Ainda serão construídos nesse primeiro ciclo da reforma três novos pátios de aeronave, com um total de 400 mil m² e um edfício garagem com 4 mil vagas. Pensado como um “aeroporto cidade”, no futuro Viracopos ainda terá hotéis, shoppings e centros de convenções. Com investimento de 9,5 bilhões em 30 anos de concessão, o aeroporto pretende movimentar 100 milhões de passageiros/ano.