Publicado em 3 de outubro de 2014 às 17:37

Novo terminal de Viracopos deve iniciar operações em outubro

Nesta quarta-feira (1º) a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) liberou parcialmente o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos. Ele deve começar a funcionar até o final de outubro, mas ainda não há uma data confirmada. Por enquanto, ao menos 4 voos domésticos vão operar no local.

O terminal deveria estar funcionando no dia 11 de maio, segundo contrato. Assim, a Agência Nacional de Aviação (Anac) está definindo o valor da multa que será aplicada à concessionária responsável pelas obras.

Com a liberação da Cetesb, também devem ser abertas nos próximos dias a duplicação da via de acesso ao terminal e o edifício-garagem. Segundo a concessionária, inicialmente apenas um dos pisos de edifício funcionará, de modo que os outros 4 serão liberados aos poucos.

A primeira fase da ampliação envolve a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para 22 milhões de pessoas por ano, 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, três novos pátios de aeronave, que terão 400 mil m², e um edifício garagem com 4 mil vagas.

Segundo a concessionária responsável pela ampliação, essa fase inicial está 96% concluída. Enquanto o Píer C não está pronto, os primeiros voos domésticos acontecerão no Píer A, que futuramente será destinado a voos internacionais. De acordo com a administração do aeroporto, ainda não há uma data definida estabelecida para que o terminal seja entregue por completo.

Copa do Mundo

Durante a Copa do Mundo diversas seleções utilizaram o terminal. Como não havia autorização da Cetesb, a concessionária teve que pagar uma multa de R$ 5 mil à companhia por operar voos sem ter a Licença Ambiental de Operação.

Segundo a assessoria de imprensa do concessionária, já haviam solicitado uma licença para funcionar no começo de abril deste ano. “Com base no artigo 2º §2º do decreto nº47.400 de 04 de dezembro de 2002, o aeroporto informou a Cetesb, por meio de ofício, sobre a pré-operação destas áreas para atendimento temporário às delegações das seleções que participaram da Copa do Mundo 2014″, disseram.