Publicado em 23 de setembro de 2014 às 16:11

Concessionária finaliza relatório sobre curva de ruídos em Viracopos após ampliação

Foi concluído o estudo sobre a nova curva de ruído do Aeroporto de Viarcopos. Ele mostra quais serão os impactos sonoros com os quais a população pode sofrer após a ampliação do terminal.

A partir do relatório, realizado pela concessionária responsável pelo aeroporto, vai ser possível concluir se haverá necessidade de remover pessoas que vivem ao redor do terminal depois que ele passar por um ampliação na qual receberá, entre outras coisas, novas pistas de pouso e decolagem.

Segundo a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que validou o estudo, o relatório vai orientar o Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PZR) de Viracopos. O plano é importante para instruir a ocupação urbana ao redor do aeroporto, evitando que as pessoas se instalem em regiões muito próximas ao terminal. Segundo Luiz Alberto Küster, diretor-presidente da concessionária que administra Viracopos, em uma área afetada por 60 decibéis é impossível executar determinadas atividades.

Ainda não há definições sobre a remoção de pessoas, mas um estudo realizado pela administração anterior havia apontado que 7 mil famílias precisariam deixar suas casas. Entretanto, a atual chefia do executivo municipal questiona esse número desde que assumiu, em 2013. Assim, ainda não há nada decidido sobre a questão.

O estudo teve início em agosto de 2013 e a previsão era de que ficasse pronto em 30 dias. Segundo a concessionária, a primeira edição do relatório foi enviada à Anac em dezembro de 2013. Nos meses seguintes, a Aeroportos Brasil Viracopos, junto com GROM Acústica & Vibração, responsável pelo levantamento, fizeram alguns esclarecimentos solicitados pelo órgão.

Segundo Fernando Pupo, secretário de Planejamento, o documento só foi entregue à prefeitura no começo de setembro. Estava marcada para a tarde desta segunda-feira (22) uma reunião com a Prefeitura de Campinas.