Publicado em 21 de outubro de 2014 às 16:27

Exposição homenageia os 54 do Aeroporto de Viracopos

No último domingo (19), foi aberta em Campinas a exposição “Gigantes da Imagem”, que homenageia os 54 anos do Aeroporto Internacional de Viracopos. Realizada ao ar livre na praça Arautos da Paz, a exposição é gratuita mostra um pouco da história do aeroporto.

São exibidas seis imagens, entre fotos, desenhos e autoCAD, que mostram não apenas o passado, mas também o presente e projetos para o futuro do aeroporto. Estão expostos registros de momentos importantes da história do aeroporto e é possível acompanhar seu desenvolvimento junto com a cidade de Campinas. O material foi cedido pela Infraero e a organização feita por Cristina Pupo, da Expor + Brasil, em parceria com a Secretaria de Cultura de Campinas.

O aeroporto foi criado na década de 30 e homologado oficialmente em 19 de outubro de 1960. Em 2013, o Conselho de Defesa de Patrimônio Artístico e Cultural da Campinas (Condepacc) tombou o nome Viracopos como patrimônio cultural e bem imaterial. Assim, nenhuma outra proposta de nome poderá substituir “Viracopos”, mesmo que essa envolva uma homenagem.

O tombamento ocorreu, pois a expressão faz parte da história e da cultura do local. As versões para sua origem são muitas e, em geral, estão relacionadas aos tropeiros que viviam pela região. Entre elas está a de que os tropeiros e moradores de lá se encontravam para bebericar e conversar naquela área, fazendo algo que era chamado de “virar copos”.