Publicado em 7 de outubro de 2016 às 12:17

Aeroporto Viracopos testa patinetes elétricos para segurança

Veículos, 100% elétricos, não emitem gases poluentes; iniciativa faz parte dos projetos socioambientais do terminal

Novidades no Aeroporto Viracopos, em Campinas, São Paulo. Agora, os agentes de segurança do Edifício-Garagem usarão patinetes 100% elétricos.

Os veículos, que vão agilizar a movimentação dos vigilantes no monitoramento de veículos, e não emitem gases poluentes, ainda estão em fase de teste.

Com apenas uma carga de energia elétrica, os patinetes conseguem percorrer até 80km e chegam a velocidade máxima de 25 km/h – podendo o condutor acioná-lo manualmente e conduzi-lo em pé ou sentado. Segundo o terminal, testes durarão 15 dias.

Veículos são comercializados pela empresa SEEV Brasil; garagem do terminal tem capacidade para 4 mil carros

Veículos são comercializados pela SEEV Brasil; garagem do terminal tem capacidade para 4 mil carros

O Edifício-Garagem, concluído antes do início da Copa do Mundo, em 2014, tem capacidade para 4 mil automóveis e dá acesso direto ao Novo Terminal de Passageiros por meio de uma passarela. Além de incorporar veículos ecológicos em seu dia a dia, Viracopos assumiu um compromisso com o meio ambiente.

Autonomia Energética

Desde maio de 2016, o campo de aviação investe em energia limpa, adotando o gás natural como fonte energética. O insumo abastece os geradores de uma usina capaz de gerar 10 MW de energia elétrica durante o chamado horário de ponta, entre 18h e 21h.

Por ser canalizado e ter fornecimento contínuo, o gás natural permite reduzir o constante fluxo de caminhões para recarga do tanque de combustível que abastece os geradores. Além de representar melhorias ao meio ambiente, isso garante mais segurança nas operações.

Coleta seletiva

O projeto de Coleta Seletiva está em operação desde 2014. Ele está baseado no conceito de Desenvolvimento Sustentável, isto é, possui viabilidade econômica, pois ao agregar valor aos resíduos gerados no sítio aeroportuário são reduzidos os custos e geradas novas receitas.

Além disso, o projeto constitui envolvimento social através da geração de renda e emprego, pois os resíduos são encaminhados, por meio da parceira com a empresa Corpus Saneamento e Obras, para uma Cooperativa, a Cooperlínia Ambiental do Brasil, que possui em média 25 cooperados.

Preocupação também com a fauna

O projeto Manejo de Fauna, também realizado desde 2014 em parceria com a Falco Brasil Serviços Ambientais, visa reduzir os riscos de colisão entre animais e aeronaves. Para isso, são desenvolvidas ações operacionais de monitoramento e manejo de animais e seus potenciais focos de atração em todo o sítio aeroportuário e suas imediações.