Publicado em 22 de novembro de 2012 às 12:22

Sindicato ameaça entrar na Justiça contra demissões na fusão Azul-Trip

A fusão entre as companhias aéreas Azul e Trip, aprovada nesta terça-feira (20/11) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deixou em alerta o Sindicato Nacional dos Aeroviários, que luta para evitar demissões nas empresas. A presidenta do sindicato, Selma Balbino, disse na quarta (21/11) que a entidade poderá inclusive ingressar na Justiça do Trabalho, caso verifique um número grande de desligamentos de funcionários.

“Nós só precisamos ver o quadro concretizado para termos elementos na Justiça”, disse Selma. Segundo ela, já foram realizadas duas reuniões com os empresários com objetivo de garantir o maior aproveitamento possível dos funcionários.

A presidente do sindicato criticou a unificação das operações da Azul e da Trip. “Fusão não é boa nem para o público usuário nem para o trabalhador. Só é boa para eles [os empresários]. As experiências têm nos mostrado isso”, disse Selma, que citou a recente fusão entre a Gol e a Webjet como exemplo de que ocorrem demissões ao longo do processo: “É puro oportunismo”.

A Azul divulgou nota negando que haverão demissões e informou que poderá haver novas contratações. “A fusão entre a Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas resultará na terceira grande potência do setor aéreo brasileiro, com cerca 15% de participação de mercado, operações para 100 destinos, uma frota de 115 aeronaves e mais de 9 mil funcionários. O objetivo da união é ampliar os serviços e não reduzir e o mesmo deve ocorrer com o quadro de funcionários da empresa. As companhias ainda aguardam aprovação dos órgãos reguladores para concretizar o negócio.”

Em comunicado divulgado hoje pela manhã, a Anac detalhou a aprovação do processo, que resultou na transferência do total de ações da Trip para a Azul. A agência ressaltou, porém, que outros trâmites ainda são necessários para finalizar a operação, com aprovação dos aspectos jurídicos, econômicos, regulatórios e operacionais.

Fonte: EBC