Publicado em 14 de novembro de 2012 às 15:10

Aeroportos Brasil assume hoje operação de Viracopos

Sai Infraero, entra Aeroportos Brasil. À partir da meia-noite desta quarta-feira (14) as operações no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, passaram a ser controladas pela iniciativa privada. O aeroporto é o primeiro de grande porte a ser operado por outra empresa depois do leilão de concessão, realizado em fevereiro.

A empresa que agora é responsável pela administração de Viracopos é a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que ficará responsável pelo aeroporto por 30 anos. O grupo é constituído por três empresas: Triunfo Participações e Investimentos, UTC Participações e a francesa Egis Airport Operation, e planeja investir R$ 9,5 bilhões ao longo das três décadas.

A empresa assume o controle do aeroporto ainda em conjunto com a Infraero. Apenas a partir de fevereiro de 2013 que a iniciativa privada irá assumir a administração por completo, sem o respaldo da estatal, caso o prazo não seja prorrogado.

A concessionária conduzirá todas as atividades funcionais do aeroporto, como a gestão de recursos humanos e capacitação de empregados, programas de segurança e vigilância, programas de operação e manutenção do sítio aeroportuário, programas de administração e finanças, operação comercial, além de ser responsável pela interação e comunicação com os demais envolvidos no dia a dia do aeroporto, como passageiros, lojistas e agentes governamentais.

Da redação, com informações G1