Publicado em 17 de outubro de 2012 às 17:13

Azul estima prejuízo em R$ 10 milhões por incidente em Viracopos

A Azul Linhas Aéreas estima um prejuízo mínimo de R$ 10 milhões devido ao fechamento do Aeroporto Viracopos, em Campinas, por 45 horas entre o sábado e a segunda-feira, dias 13 e 15 de outubro, respectivamente. Os cálculos não levam em consideração os processos judiciais movidos por alguns clientes.

O motivo do fechamento do aeroporto foi um avião cargueiro da Centurion Cargo, que apresentou problemas no trem de pouso e ficou parado na única pista de Viracopos. Devido ao peso da aeronave, cerca de 130 toneladas, sua retirada teve de contar com equipamentos especiais, que chegaram muito tempo depois do acidente.

Cerca de 25 mil clientes da Azul foram afetados com o problema. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê uma série de direitos aos passageiros prejudicados, como hospedagem e alimentação, que devem ser custeados pela empresa.

A empresa ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de entrar com uma ação judicial contra a Infraero, já que a operadora do aeroporto é a responsável em normalizar a situação em casos como esses, em que a companhia aérea (Centurion Cargo) não tinha condições para efetuar a retirada da aeronave e liberação da pista.

Da redação