Publicado em 22 de agosto de 2012 às 14:49

Ampliação do Aeroporto de Viracopos será feita em 5 fases

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que venceu a concorrência para operar o aeroporto, informou que as obras de ampliação devem começar ainda este mês.

A concessionária aguarda a expedição de licença ambiental específica, que deve ser liberada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e então iniciar as obras.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, o processo está em fase de finalização. A companhia ambiental já havia emitido uma licença prévia, no início do ano que certificava que o projeto era ambientalmente adequado.

A concessionária é formada por três empresas: Egis, Triunfo e UTC. A expectativa é que o plano seja autorizado ainda neste mês de agosto, e a concessionária tem um prazo de 90 dias para assumir Viracopos em definitivo.

A expansão do aeroporto será feita em 5 etapas. A primeira é a construção de um novo terminal com capacidade para 14 milhões de passageiros por ano, o que quadruplicará a capacidade atual, com previsão de conclusão até a Copa de 2014.

O plano de investimentos nos 30 anos de concessão é de R$ 8,4 bilhões e prevê a construção de uma cidade aeroportuária, com hotéis, centro de convenções e shopping.

Da redação, com informações Globo.com