Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 16:52

Aeroporto de Viracopos passa a contar com 12 agentes da Emdec

Foi assinado nesta segunda-feira (10) um convênio pelo qual 12 agentes de trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fiscalizarão ininterruptamente o aeroporto de Viracopos.

O convênio anterior havia vencido em 30 de novembro de 2013. Até o dia 10, a fiscalização era realizada por oito servidores, nem sempre de maneira regular. Isto ocasionou problemas na organização do tráfego nos arredores do aeroporto.

Divergências sobre os termos da extensão do convênio entre a administração pública e a operadora do aeroporto causaram um impasse, somente resolvido nesta segunda-feira. A razão era a cobrança pelo serviço: a Emdecconsiderava responsabilidade do aeroporto pagar os agentes. A administração do aeroporto discordava.

Somente foi possível levar a discordância a termo após a troca da gestão da Secretaria de Transportes.  O novo acordo, válido até 31 de julho, não prevê pagamentos por parte da operadora do Viracopos.

Os serviços a serem prestados serão de fiscalização de trânsito e transporte, orientação, operação e monitoramento.  A Emdec também avaliará a atual sinalização do aeroporto, podendo sugerir projetos e ajustes como colocação de redutores de velocidade, placas, sinalização e solo, entre outros.