Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 17:10

É antecipado o projeto da macrozona no sítio aeroportuário de Viracopos

Foi assinado, na manhã desta sexta-feira (13) o contrato com as empresas que auxiliarão a definir as diretrizes urbanísticas e o estudo de negócios para o projeto Macrozona 7. A assinatura também adiantou o projeto: antes previsto para o final de 2014, teve seus meses subtraídos de seu prazo, devendo ser entregue em junho do ano que vem.

A Prefeitura atribui a agilidade à gestão do aeroporto de Viracopos, que contratou as duas empresas que cuidarão do projeto. Se não fosse isso, seria necessário que a Prefeitura fizesse licitação, o que aumentaria o prazo de entrega do projeto. A administração do aeroporto também irá fornecer os recursos financeiros para as empresas realizarem os estudos – os valores não foram informados.

O projeto, que direcionará a reestruturação dos bairros de Campinas, é uma subdivisão do plano diretor da cidade, em que são tomadas decisões políticas com relação a habitação, economia e meio-ambiente levando em conta as peculiaridades de cada região da cidade. A expectativa das novas diretrizes está gerando ansiedade, pois serão baseadas nelas as decisões a serem tomadas. Na gestão anterior, esperava-se remover sete mil famílias dos arredores do aeroporto.

A administração do aeroporto, por outro lado, afirma que não interessa que famílias sejam desalojadas. Com a demanda por pessoas de Viracopos – são necessárias 50 mil para que ele exista – a intenção é promover uma ocupação organizada, de modo que os trabalhadores do aeroporto morem em seus arredores.

A Piratininga Arquitetos Associados será responsável pelo levantamento urbanístico nas proximidades do terminal, ao passo que a Urbansystems realizará os estudos do potencial comercial e de negócios no sítio aeroportuário. Além destes, foram realizados pela administração do Viracopos estudos de curva de ruído e segurança do aeroporto.