Publicado em 23 de março de 2015 às 16:46

Viracopos terá primeiro terminal “caixa-forte”

O Aeroporto Internacional de Viracopos terá o primeiro terminal de cargas de alta segurança no país. Com uma estrutura de caixa-forte (paredes espessas e acesso controlado), área exclusiva de 2 000 m², o novo terminal terá uma estrutura de segurança semelhante às encontradas nos mais importantes aeroportos do mundo. A entrega do novo ambiente do aeroporto está prevista para o segundo semestre do ano.

Segundo o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster, a nova área do terminal é necessária devido a crescente necessidade de transportes de cargas de alto valor agregado – medicamentos, fórmulas químicas e componentes eletrônicos.

A administração do aeroporto espera ganhar uma receita adicional de R$20 mi/ano – estão sendo investidos R$10 mi nesse projeto. Isso deve-se ao fato de que a tarifa cobrada sobre o transporte de cargas se baseia no preço do produto. Assim, quanto maior o valor agregado, maior a tarifa. Com o novo terminal, abre-se a possibilidade de armazenamento e transporte de produtos com maior valor agregado.

A construção e operação de uma nova estrutura de segurança especial do TECA – Terminal de Cargas se deu a partir de uma parceria firmada com a empresa de segurança Brink’s, em fevereiro de 2015. Ela já realizou trabalhos semelhantes em aeroportos como o Heathrow (Londres) e Charles de Gaulle (Paris).