Publicado em 14 de novembro de 2016 às 12:12

Após sofrer pane na Alemanha, An-225 chega ao Brasil

Maior aeronave do planeta aterrissou em Viracopos nesta segunda-feira (14); problema no motor fez com que AN-225 alterasse o seu itinerário de voo;

Ainda em outubro, todos os amantes da aviação e spotters brasileiros receberam uma notícia que, com certeza, os deixou para lá de animados!

E olha que 2016 está sendo sendo um ano de boas aparições, exemplo disso é o Airbus A380 – o maior avião comercial do mundo – que aterrissou em solos brasileiros em agosto, com a Air France, para buscar toda a delegação e viajantes da França que estavam no Rio de Janeiro acompanhando os Jogos Olímpicos 2016.

Agora, como se não bastasse, a gigante, a suprema, a maior aeronave de todo o globo deu o seu ar da graça em terras tupiniquins. Estamos falando, claro, do Antonov An-225, o maior veículo de aviação do planeta.

Transportar cargas com AN-225 pode custar mais de US$300 mil

Transportar cargas com AN-225 pode custar mais de US$300 mil

Só para se ter uma ideia, o AN-225 possui 65 toneladas e 12 metros de comprimento a mais que o superjato da Airbus. Essa aeronave, que por sinal é única, e operada pela Antonov Airlines, é capaz de decolar com um peso máximo de até 640 toneladas.

PANE NA ALEMANHA

É a segunda vez que essa singular máquina aterrissa no país. Depois de uma aparição em 2010, quando trouxe equipamentos de grande porte adquiridos pela Petrobrás, o AN-225 pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, nesta segunda-feira (14), às 10h30, mas ao contrário do planejamento inicial, a frequência teve como origem Houston, nos Estados Unidos. Segundo o “Aeroin”, dois fatores resultaram as mudanças.

Jumbo foi desenvolvido ainda nos tempos da antiga União Soviética

Só para abastecer o avião, são necessárias de três a quatro horas

A primeira delas foi devido o atraso sofrido em sua rota por problema em uma válvula do motor número dois durante o procedimento de corte dos motores em Leipzig, na Alemanha. E a outra, pela à impossibilidade de operar em Iquique, no Chile, que seria sua última escala antes de chegar ao Brasil. Com todas as alterações, o novo itinerário do Mriya, como também é conhecido o avião, ficou Kiev (Ucrânia) – Keflavík (Islândia) – Goose Bay (Canadá) – Houston (EUA) – Viracopos – Guarulhos – Santiago (Chile).

Mesmo com os imprevistos, a aeronave não decepcionou todos os entusiastas que estavam à sua espera no terminal paulistano! Além disso, uma transmissão ao vivo foi realizada pelo Facebook. Perdeu esse show? Clique aqui para vê-lo, você não vai se arrepender!

ATERRISSAGEM NO AEROPORTO DE GUARULHOS

E o espetáculo do Antonov An-225 não parou em solos brasileiros. Depois de pousar no Aeroporto de Viracopos, com um público de fãs da aviação relativamente grande, como todos sabem, o seu destino final foi o mais importante terminal do país, o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A aeronave aterrissou no campo de aviação, na última segunda-feira (14), às 23h38, também sob dezenas de aplausos. Já a sua decolagem foi adiada. Devido a um atraso no carregamento da carga dentro do avião, o gigante levantou voo em direção à Santiago, no Chile, às 19h30, da terça-feira (15).

Segundo a concessionária que administra o aeroporto, a demora se deve à necessidade de ajuste do alinhamento do avião com os trilhos que vão conduzir a carga para dentro do Antonov. O maior veículo de aviação do planeta ocupou uma área que equivale a de sete aviões que aterrissam diariamente na região aérea.

Para deixar o momento registrado, o GRU Airport realizou uma transmissão ao vivo evidenciando todos os detalhes desta incrível máquina. Veja a gravação da aterrissagem do An-225 em Cumbica: