Publicado em 7 de novembro de 2012 às 15:56

Aeroporto de Viracopos irá comprar equipamentos para mover aviões

Após o incidente que deixou o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, fechado para pousos e decolagens por 45 horas no mês passado, a empresa responsável pela administração do aeroporto, Consórcio Aeroportos Brasil, decidiu comprar os equipamentos para a remoção de aeronaves com problemas. O acidente gerou um prejuízo de R$ 20 milhões e afetou cerca de 25 mil passageiros.

Atualmente não existe uma lei que obrigue os aeroportos a terem um equipamento para estes fins, também chamado de recovery kit, que inclui colchões infláveis para erguer e equilibrar aeronaves. Entretanto, as empresas devem administrar uma solução para os problemas o mais breve possível.

A empresa administradora do aeroporto irá investir US$ 3 milhões na compra destes equipamentos, que devem estar disponíveis até o início de 2013.

Outra medida que vem sendo estudada pelo consórcio, é a adaptação da faixa de taxiamento para receber voos. A pista já era usada para receber aeronaves de pequeno e médio porte, mas uma decisão da Anac em 2006 desabilitou-a caso não passasse por melhorias.

O projeto está sendo analisado pela agência. A segunda pista do aeroporto, também previsto no projeto de obras, deve entrar em operação apenas em 2007.

Da Redação, com informações Jornal da Cidade