Publicado em 13 de novembro de 2012 às 14:22

Ramais ferroviários podem ter ponto no Aeroporto de Campinas

A concessionária que será responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos pelos próximos 30 anos, Aeroportos Brasil, tenta negociar com o governo estadual e federal uma extensão do ramal ferroviário, para que o aeroporto seja uma das paradas dos dois maiores projetos do ramo: o trem de alta velocidade (TAV) e o trem expresso paulista.

Este é um dos pontos do projeto que irá transformar o aeroporto de Viracopos no maior aeroporto do país, sob o conceito de cidade aeroportuária (com shopping, hotéis e centro de convenções). A primeira fase da obra deve ficar pronta até a Copa do Mundo de 2014, e elevará a capacidade total de passageiros anual de 7,5 milhões para 14 milhões. Estima-se que até o final das obras a capacidade do aeroporto seja de 80 milhões de passageiros por ano.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelo trem de alta velocidade, afirma que a estação em Viracopos faz parte do projeto. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que o governo do Estado está em negociação com o governo federal o compartilhamento dos trilhos do TAV com o projeto do trem regional que ligará São Paulo a Campinas. Entretanto, a localização das estações ainda não está definida.

Da redação, com informações A Tarde