Publicado em 1 de novembro de 2012 às 10:04

O tráfego aéreo aumenta, mas a estrutura dos aeroportos não acompanha

James Rojas Waterhouse, um especialista em aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que um dos maiores problemas encontrados no aumento do tráfego aéreo é a falta de acompanhamento da estrutura dos aeroportos.

Quando existe aumento no número de voos, é necessário aumentar também toda a estrutura do entorno, como bombeiros, hospitais, Defesa Civil, já que a probabilidade de acidentes e de incidentes também cresce, explicou o especialista.

Ele dá ainda, como exemplo, o acidente ocorrido com o avião de carga da Centurion Cargo, no aeroporto de Viracopos, que deixou o aeroporto fechado por 45 horas.

Como ele ressalta, esses tipos de ocorrências não são possíveis de prever, mas deve haver uma estrutura de equipamentos e socorros para contornar a situação e atender às necessidades.

A Infraero informou que realiza simulados de acidentes aéreos, para que a equipe possa estar preparada no caso de alguma ocorrência fora do comum. Estes simulados são realizados anualmente e em conjunto com órgãos municipais, o que inclui o Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.

Da Redação, com informações G1