Publicado em 15 de outubro de 2012 às 14:44

Nota da Infraero sobre interdição da pista de Viracopos

Divulgada às 13h50, 15/10

A Infraero prossegue monitorando o processo de retirada da aeronave modelo MD-11, pertencente a empresa americana Centurion, da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP). A aeronave teve o trem de pouso destruído durante a aterrissagem ocorrida às 19h55 de sábado (13/10), o que provocou a interdição da pista.

Apesar de toda a carga da aeronave ter sido retirada ainda na manhã de domingo e de ter sido iniciado imediatamente o processo de remoção do equipamento, a equipe técnica contratada pela proprietária da aeronave ainda não concluiu o serviço, o que impede a liberação da pista.

A remoção de uma aeronave com peso médio de 130 toneladas e ainda com 19 toneladas de combustível em seus tanques, sem as rodas de um dos lados para o suporte da turbina e da asa, faz a operação revestir-se de muita complexidade, para evitar danos à pista, entre outros fatores. Ressaltamos que a segurança das operações e do aeroporto e seus usuários é prioridade absoluta.

A Infraero está empenhada, em conjunto com a empresa responsável pela aeronave e demais envolvidos, para que as atividades sejam retomadas o mais breve possível em Viracopos.

Fonte: Infraero