Publicado em 16 de outubro de 2012 às 10:14

Anac pode suspender atividades de empresa que parou aeroporto de Viracopos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que pode multar, restringir operações e até suspender as atividades da empresa Centurion Cargo em território nacional, após o incidente que paralisou o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por quase dois dias.

A Agência instaurou processo administrativo para apurar os fatos e conferir se a empresa e a Infraero cumpriram o Plano de Emergência para liberar a pista, que ficou interditada para pousos e decolagens das 19h55 do último sábado (13) às 17h35 desta segunda-feira (15).

Devido a problemas no trem de pouso, o avião da Centurion Cargo ficou parado na única pista de Viracopos. O Plano de Emergência, elaborado pelo operador aeroportuário, é um documento que estabelece as responsabilidades dos órgãos, entidades ou profissionais que possam ser acionados para o atendimento às emergências ocorridas no aeródromo ou em seu entorno.

Depois de tentativas falhas, a aeronave foi retirada com o auxílio de equipamentos contratados pela Centurion. A remoção do MD-11, com peso médio de 130 toneladas e ainda com 19 toneladas de combustível em seus tanques, sem as rodas de um dos lados para o suporte da turbina e da asa, foi uma operação de alta complexidade. Os cuidados durante a remoção não provocaram danos à pista, segundo a Infraero.

Prejuízos

A empresa que mais foi prejudicada com a situação foi a Azul, responsável por 85% dos voos domésticos operados em Viracopos. A companhia cancelou 470 voos até as 17h de segunda-feira, afetando mais de 25 mil passageiros.

De acordo com a Anac, caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a Agência, o que não o impede de acionar os órgãos de defesa do consumidor competentes e/ou o Poder Judiciário.

Na Anac, a manifestação pode ser registrada pela internet ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas e sete dias por semana).

Fonte: EBC, Creative Commons