Publicado em 15 de outubro de 2012 às 7:25

Pane em avião cargueiro interdita pista do aeroporto de Viracopos

Notícia ataulizada às 7h25 de 15/10

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, continua fechado para pousos e decolagens, devido à interdição da pista que está ocupada por um avião cargueiro que teve um problema ao pousar ontem às 20h. De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), já há uma equipe trabalhando na remoção do avião, mas ainda não há previsão da conclusão dos trabalhos nem o horário que a pista será reaberta.

A Infraero informou também que até o momento dos 41 voos programados, 38 foram cancelados e que todos estão sendo remanejados pelas companhias aéreas para outros terminais.

Segundo o diretor da  Centuriun, proprietária da aeronave, Vanderlei Morelli, o problema aconteceu no trem de pouso. “A aeronave correu a pista toda e parou no final. O que sabemos é que foi um problema no trem de pouso, mas informações mais técnicas teremos somente nas próximas semanas”.

A empresa passou a manhã fazendo a retirada da carga de 67 toneladas de componentes eletrônicos. “No momento já estamos com as equipes que estão começando o trabalho de retirada do avião da pista. Não temos previsão de quando acabaremos, mas trabalhamos com a ideia de liberar a pista à noite”.

Situação atual

De acordo com a Infraero, as 22h deste domingo 14/10, 103 voos haviam sido cancelados, o que representa mais de 90% dos agendamentos.

A Infraero divulgou em nota, que a previsão é que o terminal reabra às 11h desta segunda-feira dia 15/10.

Nota da Infraero na íntegra sobre o fechamento de Viracopos

A Infraero informa que a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) está interditada desde as 19h55 horas de sábado (13/10), devido a um incidente com uma aeronave cargueira modelo MD-11, de propriedade da companhia americana Centurion, que teve problemas técnicos durante a aterrissagem. A Infraero e a Centurion iniciaram os trabalhos de remoção da aeronave da pista ainda na noite de ontem. A operação deverá terminar no início desta noite, sendo que a liberação total da pista está prevista para as 20h deste domingo (14/10).

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acompanhando a situação desde que foi comunicada sobre a ocorrência do incidente, na noite de ontem, e trabalha com uma equipe de 15 pessoas diretamente envolvidas, dentre elas diretores, superintendentes, gerentes e inspetores de aviação civil (Inspac).

A Agência deslocou Inspacs para o Aeroporto de Viracopos para fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros cujos voos foram afetados pelo incidente, de acordo com o que estabelece a Resolução nº. 141/2010. Pela norma resolução, em caso de cancelamento de voo, é dever da empresa informar aos passageiros. Nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, o transportador deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação a partir de uma hora de atraso, de alimentação, a partir de duas horas de atraso, e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso. Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar primeiro a empresa aérea contratada, para reivindicar seus direitos como consumidor. Com a compra da passagem aérea, o passageiro estabelece com a companhia um contrato de transporte. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a ANAC, o que não impede que encaminhe também para órgãos de defesa do consumidor competentes e/ou o Poder Judiciário. Na ANAC, a manifestação pode ser registrada pela internet (Fale ANAC) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas e sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

Assessoria de Imprensa – Infraero

 

Fonte: Agência Brasil