Publicado em 24 de abril de 2015 às 16:38

Viracopos consegue empréstimo de R$ 633 milhões para finalizar obras de novo terminal

O novo terminal que tinha prazo de entrega para antes da Copa teve obras paralisadas. Concessionária pretende retomar em maio com o financiamento

Foi aprovado empréstimo de R$ 633,7 milhões ao Aeroporto de Viracopos para a conclusão de seu novo terminal que está com obras paralisadas e entrega atrasada. O novo terminal que deveria ter sido entregue antes da Copa do Mundo, no ano passado, foi inaugurado parcialmente em outubro. As obras tiveram paralisação em 2014 por falta de dinheiro da concessionária que administra o aeroporto, a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) e 95% delas estão concluídas.

O empréstimo está em fase de registro no cartório e a previsão para a retomada das obras é para maio e, para a operação do terminal com voos nacionais, para setembro. O terminal recebe apenas voos internacionais do aeroporto que atualmente representam 3% do total. A maior parte do financiamento, 80%, virá do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já confirmou a operação.

Em nota do BNDES, foi informado: “os recursos serão destinados à realização de novo ciclo de investimentos, para o período de 2015 a 2017, e investimentos não contemplados no projeto original da fase 1-B (pré-Copa), além de investimentos sociais”.

A concessionária tentava empréstimo desde agosto do ano passado para retomar as obras do terminal, mas encontrou dificuldades. A UTC, uma de suas acionistas, teve seu presidente, Ricardo Pessoa, preso em novembro por envolvimento em esquema investigado pela Operação Lava Jato.