Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 15:05

DHL anuncia início de operações no aeroporto de Viracopos

Frank Appel, presidente global da DHL, empresa de logística e serviços expressos, anunciou nesta segunda-feira (3) que será aberto em maio um terminal exclusivo de movimentação de cargas no aeroporto Viracopos em Campinas (SP). Com a novidade, a companhia poderá operar com aviões próprios, além de dispor de local, prédio e pessoal próprios no aeroporto.

No momento, a DHL trabalha com um centro de operações em Campinas, com menos recursos. No início das operações no novo terminal, o voo regular de cargas da companhia partirá dos Estados Unidos, concentrando a maior parte da demanda da América do Norte, que é, atualmente, compartilhada em aviões de terceiros.

O novo terminal funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e atenderá a todo o Brasil. Segundo Joakim Thrane, CEO da DHL Express no Brasil e responsável pela implantação do terminal em Viracopos, é vantajoso operar com parceiros dentro do país, em especial devido aos horários e escalas deles. Além disso, decolam de São Paulo voos para praticamente todo o país. Só Guarulhos e Viracopos concentram 90% do volume de tudo o que entra e sai do Brasil.

A DHL está levando em consideração a interferência ocasionada pela realização da Copa do Mundo em suas operações. Não só haverá aumento na demanda, como alteração do fluxo de entregas dentro do Brasil devido às alterações de slots e malha aérea. Talvez seja necessário aumentar um pouco os prazos de entregas, comenta Cindy Haring, CEO da área de Global Forwarding no País.