Publicado em 31 de agosto de 2012 às 17:09

Cetesb libera licença e obras de ampliação de Viracopos têm início

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, inicia hoje a sua primeira fase de obras de ampliação. A licença ambiental definitiva foi emitida ontem, 30/08, pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Esta fase inicial de obras deverá ser concluída antes da Copa do Mundo de 2014 e o terminal contará então com uma capacidade superior a 14 milhões de passageiros ao ano.

A ampliação do aeroporto será realizada em cinco etapas e a previsão de investimentos é de 1,4 bilhão de reais apenas na fase pré copa. As 5 fases de ampliação compreendem um modelo de cidade aeroportuária a um custo estimado de 8,4 bilhões de reais entre os 30 anos de concessão.

O terminal terá 28 pontes de embarque, 7 novas bases de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4,5 mil vagas para veículos.

O Aeroporto Internacional de Viracopos é um dos que mais receberam aumento no volume de passageiros em relação ao último ano e representa importante alternativa para aliviar o volume de Cumbica e Congonhas, que operam acima da capacidade atual.