Publicado em 15 de março de 2013 às 13:59

Aeroporto de Viracopos impulsiona o crescimento de Campinas

Campinas é uma das cidades brasileiras que têm crescido na mesma velocidade que o seu aeroporto, no interior de São Paulo. Com mais de um milhão de habitantes e próxima a capital do estado, abriga um grande polo de tecnologia e também Viracopos, o aeroporto que concentra um importante centro de transporte de cargas de importação e exportação na América Latina.

Viracopos, localizado a 14 quilômetros do centro da cidade e 99 quilômetros da capital paulista, tem crescido com rapidez como terminal de passageiros em voos de curta e longa distância. Com uma área total de 17 milhões de metros quadrados, o complexo aeroportuário atende 6,8 milhões de passageiros por ano e 18% da movimentação de cargas em aeroportos do Brasil.

Fundado em 1960, o aeroporto desenvolveu uma vocação para o segmento cargueiro na década de 1990, por estar conectado com rodovias importantes como a Santos Dumont e a Anhanguera. Entre 2004 e 2005, a ampliação do terminal de passageiros facilitou a atração de novos voos e companhias para operar no espaço. Por ali, por exemplo, acontece boa parte do tráfego aéreo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para outros lugares do país, principalmente.

Todo esse crescimento fez com que Viracopos figurasse entre os três primeiros aeroportos do país, ao lado de Brasília e Guarulhos, a serem explorados por empresas privadas por meio de concessão pública, em 2012. A nova administração deve investir um total de R$ 9,5 bilhões no complexo aeroportuário, que prevê a inauguração de um terminal para passageiros até março de 2014.

Paralelo a isso, a economia de Campinas também avança em ritmo acelerado. A cidade já tem o quinto maior PIB do estado e o 13º do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região reúne mais de 44 mil empresas e 780 mil trabalhadores. Entre os setores mais movimentados estão o comércio, serviços, educação, saúde e indústrias de grande porte.

Nas últimas duas décadas, a cidade ganhou 200 mil novos habitantes, que proporcionaram uma procura por ofertas imobiliárias em Campinas. A expansão populacional estimulou o lançamento de mais de 11 mil imóveis em Campinas, entre 2009 e 2012, de acordo com o Sindicato das de Habitação de São Paulo (Secovi).